No feriado fiscalização percorre Praia Central e orienta população sobre uso de máscaras

02 de maio de 2020

Nesta sexta-feira, dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador em Balneário Camboriú, a ação de fiscalização na Praia Central não para. Desde às 9h, a operação integrada entre fiscais de postura, Guarda Municipal e Polícia Militar percorre toda a extensão da Avenida Atlântica, faixa de areia e, ainda, parte da Avenida Brasil.

O objetivo é orientar a população para que cumpra o decreto municipal que tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção facial para evitar a transmissão  do coronavírus (Covid-19). 

A ação visa principalmente fazer valer a determinação do decreto, priorizando a orientação para que as pessoas utilizem a máscara e evitem a disseminação do vírus.

Sobre o decreto
O decreto estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras por toda população em circulação em ruas, avenidas, calçadas, locais de prática esportiva, áreas comuns de condomínios horizontais e verticais, e demais ambientes coletivos. O decreto obriga ainda o uso de máscara por motoristas e usuários de táxis e transporte individual ou compartilhado de passageiros, para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros), para acesso aos demais estabelecimentos comerciais que tiveram as atividades retomadas, para o desempenho das atividades em repartições públicas e privadas, e para o acesso nestas repartições.

Também determina que os estabelecimentos privados cujas atividades estão permitidas deverão tomar as providências necessárias para o cumprimento do estabelecido no decreto pelos seus funcionários, colaboradores e clientes, inclusive impedindo que estes ingressem ou permaneçam no local sem a utilização da máscara de proteção facial. É recomendado à população o uso de máscaras caseiras, segundo as orientações do Ministério da Saúde, disponível em www.saude.gov.br, e Notas Técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

________________
Informações Adicionais:
Gabinete do prefeito
(47) 3267-7019


Diretoria de Comunicação
Jornalista: Cristiane Tomasi
Foto: Cristiane Tomasi
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27822

 

Decreto Municipal estabelece uso obrigatório de máscaras em Balneário Camboriú

30 de abril de 2020

O prefeito Fabrício Oliveira assinou nesta quarta-feira (29), decreto que estabelece o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, para evitar a transmissão comunitária do Coronavírus - COVID-19 em Balneário Camboriú. O uso de máscara de proteção facial será obrigatório a partir desta quinta-feira (30).

O decreto estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras por toda população em circulação em ruas, avenidas, calçadas, locais de prática esportiva, áreas comuns de condomínios horizontais e verticais, e demais ambientes coletivos.

O decreto obriga ainda o uso de máscara por motoristas e usuários de táxis e transporte individual ou compartilhado de passageiros, para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros), para acesso aos demais estabelecimentos comerciais que tiveram as atividades retomadas, para o desempenho das atividades em repartições públicas e privadas, e para o acesso nestas repartições.

Também determina que os estabelecimentos privados cujas atividades estão permitidas deverão tomar as providências necessárias para o cumprimento do estabelecido no decreto pelos seus funcionários, colaboradores e clientes, inclusive impedindo que estes ingressem ou permaneçam no local sem a utilização da máscara de proteção facial.

É recomendado à população o uso de máscaras caseiras, segundo as orientações do Ministério da Saúde, disponível em www.saude.gov.br, e Notas Técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

“Com a retomada de grande parte das atividades econômicas e esportivas no Estado, e o consequente aumento de pessoas circulando pela cidade, estamos decretando a obrigatoriedade do uso massivo de máscaras faciais para proteção da comunidade. Espero que tenhamos a adesão dos cidadãos de Balneário Camboriú nessa causa que é de todos. A fiscalização, junto com a Guarda Municipal, estará nas ruas para averiguar se o decreto está sendo cumprido. Mas peço aqui, a cada um de nossos moradores e visitantes, que tenham a consciência de que sem os cuidados necessários – uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel, lavagem das mãos, e demais regras que todos conhecem e o momento exige –, não conseguiremos vencer esta guerra contra o novo coronavírus. Então peço compreensão, conscientização e a participação de todos”, explicou o prefeito Fabricio Oliveira.

_____________________
Informações Adicionais:

Gabinete do prefeito
(47) 3267-7019

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ivan Rupp
Foto: Ivan Rupp
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27811

 

ONU aponta Balneário Camboriú como a 4ª melhor cidade para se viver no Brasil

29 de abril de 2020

Balneário Camboriú está entre as cinco melhores cidades para morar do Brasil. A análise é da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir da análise da qualidade de vida nas cidades. O levantamento é feito desde 1993.

Entre os critérios analisados estão a expectativa de vida (longevidade), renda (PIB per capita) e educação (taxa de matrícula, alfabetização). O IDH médio da Brasil é de 0,699, enquanto o de Balneário Camboriú 0,845. As cidades com IDH acima de 0,800 são consideradas acima da média neste índice que vai de 0 a 1 ponto.

A cidade ainda subiu uma posição, já que no ranking divulgado em 2019 ocupava a quinta posição.

“Temos feito investimentos importantes em obras, em segurança, educação e saúde, mas temos feito sobretudo investimentos nas pessoas, no cuidado e atenção com as pessoas e eu considero isso fundamental”, comentou o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos).

Os números de Balneário Camboriú: Renda: 0,854 (R$ 1.625,59); Longevidade: 78,62 anos (0,894); Educação: 0,789; IDHM Final: 0,845.

O ranking das 10 melhores cidades para morar no Brasil em
2020:
1- São Caetano do Sul (SP)
2- Águas de São Pedro (SP)
3- Florianópolis (SC)
4- Balneário Camboriú (SC)
5- Vitória (ES)
6- Santos (SP)
7- Niterói (RJ)
8- Joaçaba (SC)
9- Brasília (DF)
10- Curitiba (PR)

Notícia por DIARINHO

https://diarinho.com.br/noticias/geral/onu-aponta-balneario-camboriu-como-4a-melhor-cidade-para-se-viver-no-brasil/