Guerra entre Israel e o Hamas

10 de outubro de 2023

A guerra entre Israel e o Hamas continua sem sinais de trégua. Nesta terça-feira, 10 de outubro, o conflito entrou em seu quarto dia.

As forças israelenses continuaram seus ataques à Faixa de Gaza, onde vivem cerca de 2 milhões de pessoas. Segundo o Ministério da Saúde palestino, pelo menos 1.500 pessoas foram mortas e mais de 5.000 ficaram feridas.

O Hamas, por sua vez, continuou disparando foguetes contra Israel, atingindo cidades como Tel Aviv, Haifa e Jerusalém. Ao menos 700 pessoas foram mortas em Israel, incluindo 44 soldados.

As negociações para um cessar-fogo continuam, mas até o momento não há acordo.

Desenvolvimentos recentes

  • As forças israelenses lançaram um ataque aéreo contra um prédio residencial de 13 andares em Gaza, matando pelo menos 42 pessoas, incluindo 10 crianças.
  • O Hamas lançou um ataque a um ônibus escolar em Israel, matando um menino de 14 anos e ferindo outros 16.
  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, para discutir a situação.
  • A União Europeia e os Estados Unidos anunciaram que estão enviando ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

Impacto da guerra

A guerra está causando uma crise humanitária na Faixa de Gaza, onde mais de 2 milhões de pessoas estão sem eletricidade, água e alimentos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 400.000 pessoas tenham sido deslocadas de suas casas.

A guerra também está causando um impacto negativo na economia israelense, com o fechamento de empresas e a queda do turismo.

Perspectivas

É difícil prever quando a guerra terminará. As duas partes parecem determinadas a continuar lutando, e não há sinais de que as negociações para um cessar-fogo estejam progredindo.

Se a guerra continuar, é provável que o número de mortos e feridos aumente ainda mais.