Começou a concretagem do contrapiso do Molhe do Pontal Norte

24 de abril de 2020

Terminada a concretagem das vigas de bordo da obra de urbanização do Molhe do Pontal Norte, iniciou nesta quarta-feira (22) a concretagem de toda a base do piso (contrapiso), que começou da ponta do molhe em direção à praia.

Após o término da concretagem desta base será iniciada a implantação do piso já com acabamento. O piso será em concreto estampado. A previsão de término desta etapa é para julho. Com a finalização do contrapiso inicia, também, a obra da praça que dará acesso ao molhe.

O Molhe do Pontal Norte tem 300 metros de extensão e já se constitui um novo ponto turístico da cidade, mesmo antes de concluído. Durante as obras, o acesso ao molhe é proibido.
_________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Planejamento
(47) 3267-7169

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ivan Rupp
Foto: Ivan Rupp
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27765

 

Parque Raimundo Malta reabre para atividades físicas nesta quinta-feira

23 de abril de 2020

Publicado por Gustavo Solbas VIA Silvana de Castro / PMBC

Foto: Arquivo PMBC


O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta vai reabrir para atividades físicas nesta quinta-feira (23), seguindo as determinações da portaria nº 258, de 21 de abril, da Secretaria da Saúde do Estado.

Para conter a disseminação do coronavírus (COVID-19), será obrigatório o uso de máscaras descartáveis, de tecido não tecido (TNT) ou tecido de algodão por todos os funcionários e frequentadores durante a permanência no local. O frequentador poderá ficar, no máximo, 60 minutos no Parque e deverá manter distanciamento social e levar o próprio recipiente com água. Outras determinações podem ser lida aqui.

Não serão permitidos piquenique e aglomeração. O Parque, localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios, tem entrada gratuita e funcionará das 13h às 17h, diariamente.

Nesta quarta-feira (22), o Parque reabriu para a distribuição de produtos fitoterápicos, e, na quinta (23), reabrirá para a distribuição de mudas nativas.


 

Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

22 de abril de 2020

Gustavo Solbas Publicado por Gustavo Solbas

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

https://www.bcnoticias.com.br/portarias-estabelecem-normas-para-funcionamento-de-shoppings-academias-e-servicos-de-alimentacao/

O governador Carlos Moisés divulgou nesta terça-feira, 21, as normas para o funcionamento de shopping centers, galerias comerciais, academias e serviços de alimentação, que estão autorizados a abrir as portas a partir desta quarta-feira, 22. As portarias com o regramento para esses setores estão publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).

“Estamos sempre monitorando as nossas ações, com o uso de diversas ferramentas, para saber o reflexo das medidas. Quero lembrar que a colaboração de todos é fundamental para que essas medidas deem certo. Estamos liberando esses setores com várias restrições e contamos com a conscientização de todos”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, explica que, no caso dos serviços de alimentação (restaurantes, bares, cafeterias lanchonetes, etc) as medidas restritivas ocorrem já na entrada dos estabelecimentos. Todos os clientes devem utilizar máscaras e é necessário que seja disponibilizado álcool em gel a 70% para a higienização das mãos. A limpeza das mãos pode ocorrer também em pias, com o uso de água e sabão. Na área do buffet, os clientes devem novamente higienizar as mãos e utilizar luvas plásticas descartáveis na hora de se servir. O distanciamento dos clientes deve ser de um raio de 1,5 metros.

Regras para shoppings e galerias

Em relação aos shopping centers, centros comerciais e galerias, ficou estabelecido que o horário de funcionamento será reduzido, entre 12h e 20h. Apenas as praças de alimentação podem funcionar até 22h, respeitando as regras, incluindo o distanciamento de um raio de 1,5 metro. A entrada de clientes deve respeitar o limite de 50% da capacidade máxima. Na entrada desses estabelecimentos, deve ser disponibilizado álcool em gel para a higienização das mãos e todos devem usar máscaras. Assim como ocorre com o comércio em geral, não está permitido que os clientes provem roupas ou maquiagens, por exemplo.

Regras para academias e atividades esportivas

No casos das academias de ginásticas e similares, o funcionamento também deve respeitar uma série de regramentos. Deve ser disponibilizado álcool em gel a 70% na entrada e equipamentos que obriguem o uso de digitais estão proibidos. Também se faz necessário o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, assim como o uso de máscaras e de toalhas individuais. Os cabelos dos atletas devem permanecer presos durante a atividade desportiva indoor.

O tempo máximo de permanência nas academias fica estabelecido em 60 minutos, de modo a garantir que mais pessoas possam desfrutar do espaço, respeitando-se um limite de 30% da lotação.

O estabelecimento também deve organizar um grupo de usuários por cada horário, respeitando um período de 15 minutos de intervalo para limpeza do chão. O uso dos guarda-volumes fica suspenso nesse momento.

O secretário Helton Zeferino também confirmou que a portaria libera os exercícios em locais abertos, tais como praias, praças e parques. Foram feitos também regramentos para o uso de piscinas. Esportes coletivos, tais como futebol e vôlei, seguem proibidos. No caso das artes marciais, estão permitidos apenas treinos individuais, com o uso de equipamentos.

Empresas de controle de pragas

Também nesta terça-feira, o Governo do Estado publicou uma portaria autorizando o funcionamento de empresas de controle de vetores e pragas urbanas. A liberação ocorre mediante regras.