Início de semana com sol e temperatura em elevação em SC

18 de maio de 2020

 Publicado por Gustavo Solbas

Via BCNotícias

Segunda-feira (18/05):
Tempo: seco com sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: em elevação, mais baixa à noite.
Vento: sudeste anordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil.

Terça-feira (19/05):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens no decorrer do dia na Grande Florianópolis e norte do estado. À noite, condição de chuva fraca no Litoral Norte.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer e noite, e em elevação durante o dia.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil.

Quarta-feira (20/05):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis e norte do estado, mais nuvens, nevoeiros e chuviscos isolados na madrugada e amanhecer.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer e noite, e em elevação durante o dia.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quinta-feira (21/05):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC. A partir da tarde, aumento de nuvens no oeste e sul do estado, com pancadas de chuva e trovoada no Oeste à noite.
Temperatura: em elevação durante o dia.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (22/05):
Tempo: instável com chuva em todas as regiões de SC, mais concentrada com maior acumulado e risco de temporal isolado no Oeste e Meio-Oeste, devido ao deslocamento de uma frente fria.
Temperatura: em declínio.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

https://www.bcnoticias.com.br/inicio-de-semana-com-sol-e-temperatura-em-elevacao-em-sc/

 

Santa Catarina mantém menor taxa de desemprego do Brasil no primeiro trimestre de 2020

16 de maio de 2020

Noticia via Governo de Santa Catarina

Foto: Renan Medeiros / Arquivo / Secom

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta sexta-feira, 15, que Santa Catarina manteve a menor taxa de desocupação do Brasil no primeiro trimestre de 2020. Até o fim de março, o índice no estado era de 5,7%, enquanto a média nacional ficou em 12,2%. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e englobam apenas as primeiras semanas da pandemia de Covid-19 no país.

Na avaliação do governador Carlos Moisés, embora Santa Catarina tenha sido atingida economicamente pela chegada do novo coronavírus, a divulgação dos dados do IBGE mostra que o estado possui uma posição sólida dentro do país e que terá uma recuperação mais rápida assim que a emergência na área da saúde for controlada.

“Estamos alertas ao problema econômico gerado pela pandemia. O Governo do Estado está adotando medidas, como a ampliação do programa Juro Zero, para tentar minimizar os impactos instantâneos e estimular uma retomada. Os números do IBGE mostram que temos uma condição diferenciada dos demais estados e isso é fundamental para a economia voltar a girar e que nos recuperemos o mais rapidamente possível”, afirma o governador.

A pesquisa demonstra ainda Santa Catarina possui a maior taxa de formalização da economia, uma vez que 88% dos trabalhadores do setor privado possuem carteira de trabalho assinada, contra uma média nacional de 75%. Em relação ao percentual de pessoas que trabalham por conta própria, a média catarinense é a menor do país, 22,9%, enquanto a taxa nacional é de 26,2%.

Ainda segundo o IBGE, quando se leva em conta o percentual global de informalidade, a taxa de Santa Catarina fica em 26,6%, também a menor do país, contra uma média nacional de 39,9%.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, a recuperação econômica de Santa Catarina será mais rápida do que nos demais estados, uma vez que há mão de obra qualificada, um bom nível de renda e de escolaridade.

“Nosso estado vai se reerguer com a força do trabalho de todos. Vivemos um momento complicado, em que as ações de saúde devem ser priorizadas, mas a nossa recuperação será vigorosa. Temos todas as condições para isso, com uma economia diversificada e de base sólida”, diz Paulo Eli.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, destaca que o resultado representa representa a soma dos esforços do Governo e a força empreendedora catarinense. "O empreendedor se esmera na busca de soluções que mitiguem rapidamente os efeitos da pandemia e da quarentena imposta para a preservação de vidas seguindo assim para uma retomada mais acelerada da economia”, destaca.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br

https://www.sc.gov.br/noticias/temas/emprego-e-relacoes-do-trabalho/santa-catarina-mantem-menor-taxa-de-desemprego-do-brasil-no-primeiro-trimestre-de-2020

 

Espaços urbanos no Centro de BC vão ganhar novo visual

15 de maio de 2020

Nesta semana foi dada a largada das obras que irão modernizar a Praça Higino Pio e as ruas 11, 15, 51 e 57, em Balneário Camboriú. A remodelação da Praça Higino João Pio é uma medida compensatória da Construtora Embraed para o Município em função da construção de empreendimento próximo ao local.

Fazem parte também do EIV (Estudo do Impacto de Vizinhança) da construtora, além da revitalização da praça, as melhorias no ponto de táxi em frente ao edifício e na parte externa da estação elevatória da Emasa, ambos situados na Rua Alvin Bauer.

Ainda no mês de maio, iniciam as obras de outra medida compensatória, esta da Construtora e Incorporadora A.J. Russi, referente ao empreendimento que será executado na Avenida Atlântica com a Rua 11 e 15. Nesse caso, a revitalização irá englobar parte da área do calçadão, passando pelas ruas 11, 15, 51 e 57.

Na terça-feira (12), a equipe da secretaria de Obras iniciou a retirada dos equipamentos da Praça Higino Pio que serão reaproveitados, liberando a área para que a Construtora Embraed possa realizar a revitalização de toda a praça, seguindo o projeto debatido junto à Secretaria de Planejamento do Município.

________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Planejamento
(47) 3267-7035

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Cristiane Tomasi
Fotos: Ivan Rupp e divulgação PMBC
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27891