26 de julho de 2023


O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) fechou julho de 2023 com alta de 0,59%, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (19). O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, que era de alta de 0,70%.

O IGP-M é um índice de inflação calculado pela FGV que mede a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços comercializados no mercado brasileiro. O índice é composto por três subíndices:

  • Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M);
  • Índice de Preços ao Consumidor da Construção (IPC-M); e
  • Índice de Preços ao Consumidor (IGP-M).

O IPA-M mede a variação de preços de produtos vendidos no atacado. O IPC-M mede a variação de preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias. O IGP-M é o índice mais utilizado para reajustar contratos de aluguel.

A alta do IGP-M em julho foi puxada pelo aumento dos preços dos alimentos, que subiram 1,20% no mês. Os preços dos transportes também subiram, com alta de 0,89%. Os preços dos serviços subiram 0,52%.

A alta do IGP-M em julho é um sinal de que a inflação continua a pressionar a economia brasileira. O Banco Central do Brasil (BCB) tem adotado uma postura mais dura para combater a inflação, elevando a taxa básica de juros (Selic). No entanto, ainda é cedo para dizer se a política monetária do BCB será eficaz no controle da inflação.